terça-feira, 24 de março de 2009

Ficheiro de Gramática - Composição

1.Composição

A Composição consiste no processo morfológico de formação de palavras que recorre à associação de duas ou mais formas de base, que podem ser palavras ou radicais. Tradicionalmente, considerava-se apenas a distinção entre palavras compostas por justaposição e por aglutinação, mas no novo acordo há umas diferenças.
A composição está dividida em dois grupos:

- Composição Morfológica

- Composição Morfossintáctica

1.1.Composição Morfológica
A composição Morfológica é o processo de formação de palavras em que se associam dois ou mais radicais. Os compostos morfológicos podem, então, ter uma estrutura de coordenação ou subordinação.
· Composto morfológico coordenado - os dois radicais têm a mesma importância na interpretação semântica da palavra; são adjectivos e os contrastes de género e flexão em número ocorrem no final da palavra.
· Composto morfológico subordinado - o valor semântico do radical da direita é modificado pelo valor semântico do radical da esquerda; são adjectivos ou nomes e o contraste de género e a flexão em número ocorrem no final da palavra.

1.2.Composição Morfossintáctica

A composição Morfossintáctica é o processo de formação de palavras em que se associam duas ou mais palavras. Estas podem ser avaliadas como coordenadas, subordinadas ou de reanálise.
· Composto Morfossintáctica coordenado – as duas palavras que formam o composto têm igual contribuição para o seu valor semântico; são sobretudo nomes e por vezes adjectivos e o contraste de género e a flexão de número atingem ambas as palavras.
· Composto Morfossintáctica subordinado – o valor semântico do nome da esquerda é modificado pelo valor semântico do nome da direita; são nomes e o contraste de género e a flexão em número afectam só o nome da esquerda.
· Composto Morfossintáctica com estrutura de reanálise – é constituído por uma forma verbal na terceira pessoa do singular do presente do indicativo seguida de um nome e raramente, de um adjectivo; são nomes e quando há flexão de número atinge a palavra da direita.

2.Exemplos de textos literários


2.1. “O Manuel é um cidadão luso-brasileiro e é um óptimo neurocirurgião em Portugal”. A palavra “luso-brasileiro” é um exemplo de composição morfológica coordenada, enquanto que a palavra “neurocirurgião” é um exemplo de composição morfológica subordinada.

2.2.”Hoje em dia existem muitos trabalhadores-estudantes, isto é cada vez mais comum na nossa sociedade.” A palavra “trabalhadores-estudantes”, é um exemplo de composição morfossintáctica coordenada.

2.3.”A turma B tem muitos alunos-modelo, e todos são porta-vozes de alguns clubes que existem na escola” A palavra “alunos-modelo”, é um exemplo de composição morfossintáctica Subordinada e, a palavra “Porta-vozes” é um exemplo de composição morfossintáctico com estrutura de reanálise.

3. Exercícios

3.1 Classifica as palavras destacadas quanto ao processo de formação de palavras:
a) trabalhador-estudante
b) quebra-nozes
c) andar-modelo
d) franco-italiano
e) filosofia

3.2. Une as expressões apresentadas à esquerda, com os nomes dos processos apresentados À direita, de acordo com o que aprendeste acerca de formação de palavras.

a)musicoterapia 1) Morfossintáctico com estrutura de reanálise
b)análise político-económica 2)Morfossintáctico Coordenado
c)bomba-relógio 3) Morfológico Coordenado

d)tira-nódoas 4) Morfológico Subordinado
e)surda-muda 5) Morfossintáctico Subordinado


3.3.Distingue Composto Morfológico de Composto Morfossintáctico, dando um exemplo para cada.

Sem comentários: